domingo, 30 de junho de 2019

A educação aberta

               O uso de TIC’s (tecnologias da informação e comunicação) como ferramenta de aprendizado tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, já que possibilita ao aluno uma educação independente de tempo e espaço através do uso da web.
               A inovação na prática pedagógica deve ocorrer não somente com as pessoas envolvidas, mas também com os modelos de pensamento das instituições, já que essas práticas pedagógicas geram mudanças e inovação através de um processo social colaborativo.
               As práticas da educação aberta e em rede na sociedade digital tem contribuído para o desenvolvimento da educação, pois com a reconfiguração do espaço de aprendizagem em rede, é possível unir pessoas com objetivos e interesses comuns, ampliando assim o conhecimento.
               Mas para que essas práticas ocorram deve ocorrer a capacitação dos docentes, que é uma etapa fundamental para o processo de aprendizagem. O professor precisa identificar o estilo de aprendizagem dos aluno para trabalhar da melhor forma em sala de aula, aproveitando o tempo e as ferramentas disponíveis.
               Então, a internet, veio quebrar barreiras, diminuindo espaços entre alunos e professores, já que é possível estudar através de um computador, em algumas situações a sala de aula passa a ser um local para tirar dúvidas e ampliar conhecimento.Um exemplo são os blogs, que com o uso da WEB 2.0, é possível discutir e compartilhar informações, além de levar conhecimento a outras pessoas, sem estar presente em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário